-
Arquitetos: Jaime Juarez R. Arquitecto
- Área: 408 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Cesar Manuel Belio Leal
-
Fabricantes: Grupo Tenerife, Helvex, Interceramic, Legrand / Bticino, Phaino Kitchen Atelier, VALVO
Descrição enviada pela equipe de projeto. O traçado trapezoidal do terreno foi o que determinou que esta residência seria construída em três volumes claramente definidos.
A vegetação também é protagonista no projeto, tanto por fora quanto por dentro da casa. As árvores da área externa envolvem a construção, o que produz diversas sombras e cores segundo a época do ano. Na parte interna o verde da densa vegetação contrasta com os pisos de pedra preta e a presença das paredes, estabelecendo um equilíbrio sensorial.
O acesso é um vestíbulo de pé-direito duplo, com diversas sensações e arremates visuais gerados por uma árvore, por aberturas zenitais, pela água e pela escada. As paredes que demarcam esta área dividem os espaços em áreas íntimas e de convivência.
No térreo estão dois blocos que possuem diferentes funções: o lado esquerdo é um cubo sólido branco, onde está o estúdio e o dormitório principal, separado da área social por um espelho d'água e um jardim, o que gera total privacidade e tranquilidade. A área social é um retângulo fechado a oeste por um grande sólido e aberto na parte interna por meio de janelas de piso a teto que provocam uma transparência sóbria com vistas para o jardim e o pátio central.
Os diferentes ângulos estabelecem arremates visuais de grande expressividade, assim como as sensações que o branco puro transmite, uma vez que vai tomando diversas tonalidades conforme transcorre o dia e nas diferentes estações do ano.